Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de abril de 2010

É NECESSÁRIO ESTAR BEM

Escrito por Taiane Martins

por Taiane Martins


saude@blogdacomunicacao.com.br



Com a rotina corrida do dia-a-dia o tempo que nos dedicamos a cuidar de nós mesmos, é praticamente inexistente. Ficamos fadigados, mau humorados, estressados, simplesmente porque as horas que dispomos para descansar o corpo e a mente é cada vez mais reduzido.



O corpo começa a ficar desgastado e nossa mente fica envolta nos problemas ou tarefas do dia-a-dia como um determinado projeto da faculdade, alguma pendência no trabalho, metas a cumprir, o transito à ser enfrentado, contas que devem ser pagas, a pia que tem que ser consertada, o boletim das crianças, os compromissos agendados e segue-se aí uma lista de várias preocupações e situações. Tudo isso gera a exaustão emocional que está muito próxima ao estresse, o que trás conseqüências sérias para a saúde do corpo e da mente.





                                                  

A exaustão emocional também está atrelada a nossa satisfação por fazer determinada tarefa. Situações que não nos agradam acabam levando ao estresse, pois nos sentimos de certa forma “submetidos” a determinada tarefa, gerando assim uma pressão psicológica. Essa pressão psicológica pode ser tanto externa, situações cujo controle não depende unicamente de uma pessoa, como também pode ter origem interna, como características pessoais e qualidade de vida.



Percebemos quando o indivíduo está exausto, ou sendo pressionado; quando vemos mudanças comportamentais, excesso de pensamentos repetitivos e negativos, falta de apetite, perda de interesse por coisas cotidianas, ansiedade, sensação de desamparo, de incapacidade, baixa ou falta de produtividade. A exaustão na maioria das vezes só pode ser resolvida a partir de tratamentos médicos.



Atualmente, o quadro clínico geral de indivíduos nessa situação é alarmante. A fadiga mental cria diversos distúrbios na nossa sociedade, abrindo ala para lapsos e afins; como exemplo tem-se quadros depressivos, ataques de pânico, enxaquecas, fobias, transtorno de ansiedade generalizada, gastrite nervosa, problemas cardiovasculares, insônia, problemas de pele, diabete e até mesmo infertilidade.







Torna-se mais do que necessário equilibrarmos essa situação em nossas vidas. Cuidados gerais com a saúde, exercícios de relaxamento e de respiração, práticas meditativas, exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada, dedicação ao lazer, contato com a natureza, tudo isso, aliado a um suporte familiar e social ameniza as tensões do dia-a-dia e nos ajuda a contorná-las.



É importante encarar os eventos cotidianos de uma maneira diferente. Mantenha um senso de humor durante as situações difíceis, o riso não somente ajuda a aliviar a tensão e manter as perspectivas, mas também parece ter um efeito físico que reduz os níveis do hormônio responsável pelo estresse. A ordem é buscar o bem-estar, visando a qualidade de vida como uma constante em nosso dia-a-dia. Não devemos permitir que o estresse nos deixe doentes, escute sempre o seu corpo e a sua mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que devemos confirmar a comunicação em um ambiente empresarial?